Câmeras de Verdade - Ator e Diretor Murilo Benício eleva debate sobre fotografia e perda de qualidade em celular
Murilo Benício, puxado pela atriz Isadora Cruz que disse não usar mais celular para tirar fotos, confirmou a tendência ao dizer que também abandonou o celular quando o assunto é foto de verdade, "para durar para sempre". Ele atestou na impressão a "foto ruinzinha".
Esse curto momento da TV brasileira acendeu um enorme dilema desses tempos que são os registros voláteis, daqueles que se posta hoje, desaparece amanhã e na baixa qualidade do improviso, igualando momentos triviais com momentos que merecem especial atenção, sujeito a perda total pelo simples dano ou roubo de celular, enquanto fotos impressas estão vivas por gerações.
Por hora, é um mistério sobre qual câmera Murilo se refere mas essa visão aprimorada de identificar uma boa imagem e uma "imagem ruinzinha" se dá, certamente, por sua entrada no mundo do Cinema como diretor, o qual carrega na bagagem os filmes "O Beijo no Asfalto"(2018), "Doctor Foster"(2018) e "Pérola"(2020).
É possível, ao concluir a fala sobre "durar para sempre", que ele desconheça os atuais métodos e tecnologias de impressão Fine Art com impressão por tintas minerais em papéis aprovados em Galerias de Artes, com previsão de duração em torno de 100 anos em marcas como Canson e Hahnemühle.
O rápido debate coincide com o lançamento de poderosas câmeras de bolso Point & Shoot, entre elas a polêmica Sony RX1R III, com sensores muito maiores que qualquer celular, conjunto de processadores e codecs 10Bit, frame rates elevados, foco rápido, estabilização por lente e sensor e preço que desafia até quem pode. Correndo em paralelo as Mirrorless (câmeras que trocam de lente) também seguem nessa mesma virada de chave desses tempos.
Destacam-se nessas
viradas, por ordem aleatória, Sony, Panasonic, Fujifilm, Nikon, Canon,
Leica, Hasselblad, OM System, Ricoh GR e Kodak.
Como várias matérias vem apontando, confirma-se uma crescente busca por câmeras nos últimos anos, nisso existem opiniões diversas sobre o que está acontecendo, no entanto é incerto afirmar que a maioria quer por saudosismo, pela qualidade ou por ter cansado de usar celular para foto. Nos gráficos observa-se que todos os sinônimos para câmeras compactas tem ascensão. Resta saber se a indústria vai pegar um pouco mais leve nos preços ou teremos que nos contentar com os minúsculos sensores dos velhos celulares de guerra.
Visite o canal Câmeras e Mídias e confira a playlist com todas as categorias de câmeras e lentes atuais.
_______
Italo Valerio é ex gerente técnico de assistência autorizada, foi programador, é produtor audiovisual e pedagogo.
#murilobenicio #altashoras #serginhogroisman #globo #globoplay #cybershot #pointandshootphotography #pointandshootcamera #pocketcamera #filmcamera #cameradefilme #cameraanalogica



Comentários
Postar um comentário