DSLR's e Mirrorless ficarão obsoletas até 2024 por causa dos smartphones?

 


DSLR's e Mirrorless ficarão obsoletas até 2024? CEO da Sony causou reações em todo o mundo. Isso é bom ou é ruim ? Evolução ou crise econômica ? o texto abaixo vai contorcer a cabeça de muita gente.

Fotos em smartphones "superiores às DSLRs/Mirrorless" só se a indústria quiser e confirmar que os consumidores caíram seu nível de exigência e poder aquisitivo, fenômeno que se intensifica desde os anos 2010, sim. Não faltam exemplos de excelentes equipamentos com resultados otimizados que foram tirados para atender puramente ao volume de vendas e lucratividade. Celulares já foram verdadeiras centrais multimídia com TV digital e rádio. Notebooks foram sendo subtraídos leitores como DVD, Blu-ray, número de conexões, cartão sem que ninguém cobrasse a falta deles nem redução de custos. Vários modelos de câmeras tiraram sensores mais caros para sensores mais básicos como lançamentos. Na área de áudio era impensável 1 caixa de som mono, sem a atmosfera que o estéreo e o surround sound proporcionam. Felizmente não é uma regra mas acontece constantemente.

CEO da Sony aponta que smartphones (da Sony, claro) estarão melhores que câmeras fotográficas profissionais em 2024. 

A declaração acendeu uma grande discussão desde fotógrafos profissionais que utilizam equipamentos high end até entusiastas e amadores que utilizam smartphones como sua principal forma de registro fotográfico. Em meio a toda essa exaltação praticamente ninguém fez um levantamento histórico do que as indústrias ofertaram para suprir melhorias na captação de imagens em questões muito mais aprofundadas que a simples discussão sobre megapixels. A propósito, a guerra das câmeras entre 2001 e 2012, nesse período as câmeras fotográficas de bolso, cyber-shot, que encontrava-se até em supermercados, brigavam entre si nesse quesito. Em 2012 estas câmeras estavam em média com 16 a 20MP.

Todo mundo percebeu que hoje, nos smartphones, a câmera selfie (frontal) tem no máximo 12MP (iphone13, ~R$ 5.500,00) e que na maioria dos celulares é entre 5 e 8MP? Paradoxal não ? seu celular de 2022 registra fotos com muito menor resolução que há 10 anos atrás e todos estão satisfeitos. 1x0 para as indústrias.

Se fizermos uma linha do tempo desde que celulares incorporaram "maquina fotográfica" no mesmo corpo com as máquinas fotográficas dedicadas, veremos que tecnologicamente, praticamente, nunca ficaram equivalentes. Na mesma faixa de preços, enquanto uma máquina fotográfica digital de baixo custo fotografava a 10MP e fazia videos VGA no ano de 2010, os celulares no mesmo ano tiravam foto VGA (0,3MP) e videos SQCIF (128x96).

Passa despercebido a maioria dos consumidores de celular que marcas que divulgam como "câmera de 48 Mega pixels" na realidade estão se referindo a uma das opções de configuração e que isto não se aplica as demais. Felizes e satisfeitos fotógrafos de smartphones podem se deparar a qualquer momento com suas ótimas fotos de 2 Mega pixels, por anos de registro. Minha primeira máquina fotográfica digital foi uma de 3 MP em 2007, em 2010 o celular Nokia 2330c-2 tinha câmera VGA, ou seja, 0,3MP

Todo mundo lembra que câmeras de ~ R$ 300,00 vendidas nos anos 2010 tem sensores maiores e 10.2 MP como no caso da Fuji A180, com resultado de fotos superiores a maioria dos celulares mais populares atuais? (Graças a menu de ajustes avançados e opções de automático além de lentes maiores).

Significa que a qualidade no registro de todas as suas fotos nos últimos 10 anos podem ter qualidade inferior que as de quem continuou usando máquinas fotográficas.

Qual sua opinião?

 

FUJIFILM A180 - 10.2 MP - ANO 2010



Foto com celular 2021 e maquina fotográfica de 2010
Fotos tiradas da mesma posição com celular de 2021 e maquina de 2010
 
 Confira abaixo esse short video com a demonstração prática por captura de tela:

 
 
A notícia do CEO da Sony provocou vários fotógrafos e entusiastas de tecnologias, destaco alguns aqui.


 Ronaldo do canal 35 milímetros faz uma análise trazendo vários eixos dessa discussão e que de fato merecem toda atenção. Uma coisa é a Arte e a outra é como foi gerada, quais artefatos, equipamentos e acessórios foram utilizados, ou não. A paranoia por tecnologias, que não passam de objetos que as indústrias vivem de vender, não podem cegar o bom senso a ponto de condenar uma bela foto só porque foi tirada em um celular mas também de exaltar uma péssima foto só porque foi tirada em uma "nave espacial" da fotografia.

 


 Andrey Lanhi do canal Back to Basics faz uma abordagem que engloba o mercado, o consumo, o lucro, as vendas, a metamorfose que derrubou propostas das próprias indústrias no caso das cyber-shots, pocket câmeras ou Point and Shoot, ao menos os modelos populares que mesmo diante do prejuízo de qualidade em detrimento da praticidade que o consumidor em grande número adotou, do "tudo em um", tirou das prateleiras das lojas comuns brasileiras e dispôs apenas de modelos específicos de bolso que custam muito barato a pequenas fortunas em outros países (é, as câmeras de bolso não acabaram, apenas se destinam a um público específico que não abre mão de portabilidade porém com qualidade melhor que smartphones). 

A lista das Point and Shoot atuais podem ser vistas no site da B&H, entre elas está a famosa (famosa entre os profissionais de fotografia e vídeo) Sony ZV-1 e a série DSC-RX100. Veja lista de todas as Compact Cameras Sony 2022

Lista 7/Jul/2022 na loja B&H, menu "Point & Shoot Cameras"
 

A indústria está atenta às necessidades dos profissionais, tem dado claras demonstrações disso ao longo das décadas, não nós, os mortais, sim aos mercados bilionários do cinema e do streaming que utilizam câmeras que a unidade é uma grande fortuna mas adoraria um consumidor que continue feliz com suas selfies de 8MP, lentes e sensores minúsculos, características nas quais disparam a lucratividade e o próprio processo de fabricação.

As câmeras de celulares estarão melhores para quem ?

O que está nas entrelinhas da fala do CEO da Sony?

A indústria cansou do mercado intermediário entre amador e broadcast?

O que a IA está trazendo ao forjar características inexistentes na foto real e até no caso da DALL-E 2 que monta fotos a partir dos textos (o que segundo abordam desempregaria fotógrafos) ? 

 A Inteligência Artificial é inteligente ou burra?

 

3 CELULARES X 2 CÂMERAS DE BOLSO

Use e abuse do zoom para analisar, avaliar cada detalhe de resolução, cores e contrastes

Como foi feita: Criou-se uma imagem vazia gigante (120MP), foi inserido o fundo e depois cada arquivo original puro de cada celular e de cada câmera. O tamanho em que cada foto aparece é seu tamanho real, não foram feitas reduções para caber. Na coluna preta à direita estão recortes de cada uma, nesse caso com ampliação das fotos menores

JPG 10.000 x 12.000 pixels (120MP)

PLUS

Um bônus para ver que na prática a teoria é outra, ou seria o inverso ? 

Cameras and Medias Meeting - Canon T2i, Canon 7D, Nikon D90, Sony Z1N, Sony TRV120 from Italo Valerio on Vimeo.




Italo Valerio

Foi gerente técnico de autorizada Gradiente, Sony, Nashville, Pioneer programador, técnico TI, montagem de PCs, é produtor de audiovisual, professor na oficina Câmeras e Mídias, Pedagogo.

 



Comentários