Atualizações 2024 - Conversão, digitalização ou remasterização profissional de fitas VHS e S-VHS revisadas e atualizadas
A pandemia trouxe, entre vários fenômenos sociais e tecnológicos, a busca pela memória, sejam os registros fotográficos, sejam de áudio ou vídeo. Cada um tem uma razão específica como desde entusiasmo, saudosismo, nostalgia até a vontade mesmo de ouvir ou rever bons momentos da vida gravadas e filmadas em mídias da época.
É possível ver uma movimentação crescente em torno das fitas K7 e especialmente das fitas de vídeocassete VHS. A surpresa veio após ser contactado para remasterizar um acervo de uma importante videoteca do RN. A Videoteca Popular tem um acervo superior a 1.000h de conteúdo exclusivo e autoral, de conteúdo histórico ímpar e assim como objetos raros em museus de arte não poderiam seguir pela via de cuidados caseiros.
Revisitar o formato VHS/S-VHS para iniciar o desafio surpreendeu. Quem for para campo buscar um videocassete, por exemplo, vai se deparar com uma disputa pela compra de aparelhos usados acirrada. A maré rasinha e tranquila imaginada pode te surpreender com marés altas e turbulentas, especialmente quando os equipamentos VHS forem referências desse formato, Hi-FI, Best Picture System, NTSC, SQPB, Insert, Audio Dub etc. Quem pensou que comprar um S-VHS usado atualmente em 2021 com preços de 200,00 ou R$ 500,00 pode se deparar com vídeos de ~R$ 2.000,00 se forem os últimos modelos, mais modernos da época. A compra de usados é sempre uma incógnita, mas quando se trata de equipamentos vintage, não fabricados, a situação no meio de uma crise econômica, em que cada gasto tem de ser preciso e eficaz, é muito mais delicada já que não mais tratamos com lojas e suas garantias.
Dominar os diversos formatos de vídeo e áudio, analógico e digital em suas profundidades teóricas de eletrônica analógica e binária, seus sinais e códigos bem como suas características, permitem uma afinada remasterização desses conteúdos raros e imprescindíveis do registro histórico. Estamos falando de nitidez, cores, qualidade sonora que se for desconsiderada podem, ao invés de resgatar a memória integralmente, deteriorar a ponto de gerar perdas gritantes, não por culpa do original mas por culpa do processo e equipamentos escolhidos para o trabalho de transferência, conversão A/D.
Descobre-se assim o que eu afirmei muitos anos atrás, os consumidores e usuários não exploram toda potencialidade dos produtos.
Quem manteve as fitas guardadas mesmo tendo convertido em DVD deve estar aliviado ao ler este artigo.
Abaixo uma sequência de frames obtidas de um institucional copiado em fita VHS muito bem produzida. A mesma fita foi capturada duas vezes. No comparativo está à esquerda um video k7 mono JVC HR-J401M que foi conectado a uma plaquinha popular de captura USB com vídeo composto (plug amarelo), configuração das mais usadas em conversões para mp4 ou DVD. À direita um video S-VHS estéreo HI-FI HR-S3901U com saída s-vídeo conectado a uma câmera DV e conexão Fireware IEE1394 ao PC. Nesta segunda configuração mais robusta, cada fita de 2h VHS geram arquivos de ~32GB no total. A diferença não se limita a melhores cores e resolução, também é enorme caso a fita tenha áudio HI-FI. Outro aspecto está na estabilidade geométrica da imagem no caso do processo por fireware. Breve no canal será postado esta comparação em vídeo, comparando imagem e som.
Em tempos de TVs 4K e surgimento das 8K, qualquer obtenção de qualidade a mais é indispensável.
Confira a playlist "VHS, S-VHS e D-VHS - Memory Rescue" periodicamente atualizada com clipes, tutoriais, documentários, dicas e muita novidade que passou batido e que estão vindo à tona só agora.














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