Câmeras e Mídias - MM4K a surpreendente evolução da pequena Mobius 1


 

Há anos esperava por esta atualização. 


O formato da Mobius e outras câmeras do gênero surgiram das pequenas câmeras chaveiro e logo foi adotada para aeromodelismo pelo peso e tamanho irrisório com a capacidade de gravar o voo. A Mobius 1 surgiu com uma qualidade surpreendente em meados de 2013 em Full HD com uma lente grande angular bastante cristalina e um sensor otimizado que rompeu com a qualidade amadora das câmeras chaveiro. O preço muito baixo fez dela uma alternativa e tanto para as sempre caras Gopro.

Provavelmente devido a crises mundiais que antecederam a pandemia, fazendo sumir muitas lojas, enfraquecendo outras e de repente ficarem poucas opções de câmeras esportivas como opções, ficou cada ano mais difícil de comprar qualquer uma da série Mobius. O site oficial na Inglaterra respondeu que não exporta para o Brasil e só agora no pós pandemia ela ressurge no Aliexpress.

Foto Mobius 1 (sem tratamento)

Para viagens, uma câmera que deixa qualquer um em paz consigo mesmo. É que uma coisa é você puxar do bolso uma câmera de 100 dólares e outra é estar em público, em lugares que nunca sabemos o nível de segurança, puxar uma de 600 dólares. Impossível não ter essa preocupação viajando por lugares desconhecidos. A viagem acaba ficando mais prazerosa com esta solução, pela discrição e ao mesmo tempo uma boa qualidade de registro.

Software de configuração
Mobius USB via PC
Surgiram câmeras como a Foxeer e Runcan também com objetivos de FPV sendo que estas passaram a trazer mais recursos como resolução 2K e 4K e uma necessidade importante para esse tipo de câmera que é o acesso às configurações de imagem e monitoramento por wifi já que elas não tem visor. Porém a qualidade da imagem da Mobius permaneceu imbatível sob alguns aspectos em se tratando de Full HD. 

  

Comprei a Foxeer Legend 2 e foi muito bom devido ao acesso wifi, porém com poucos anos o superaquecimento danificou a placa, mas enquanto funcionou permitiu bons registros na luz do dia e noite como é possível conferir abaixo.

 
Foxeer Legend 2 - teste em várias resoluções e luz
 

 Finalmente chegou a Mobius 4 e as expectativas se confirmaram, exceto na parte da captação de som.

 

Foto 14MP Mobius 4 MM4K

A MM4K surpreende pela qualidade da lente e de sensor, pelas funções de ser configurada para ser câmera de FPV, Câmera esporte, câmera de timelapse, webcam (Funciona no OBS até em 4K), câmera de viagem, câmera de segurança, câmera automotiva (dash cam), câmera fotográfica (lente fixa sem ajustes avançados mas 14MP).

O desempenho em imagens noturnas também surpreendem bastante, podendo inclusive aplicar (-1) na exposição e obter contrastes mais bonitos, uma Dynamic Range sem estouro de áreas bem iluminadas.

Hyperlapse noturno com a Mobius 4 MM4K


Produto muito bem construído, o dissipador, a lens hood e o adaptador OTG além dos cabos tornam a câmera mais bonita e versátil do mercado. Não tem como saber o quanto resistente a acidentes ela é mas pelo material dá bastante segurança.

 
Cinematic video com Mobius 4 MM4K no carro, dia e noite
Recomendável ver em smart TV 4K em 4K.

Faz falta um aplicativo wi-fi de celular completo para câmera. Alguns ajustes só poderão ser feitos em casa (no windows) e contar com a sorte de não precisar de ajuste manual durante a viagem. O aplicativo alternativo (iSmart DV2) é bom para ver a imagem mas tentar configurar pode dar crash, tendo que usar um pino para dar reset na câmera.

Áudio gera arquivo melhor (128kb/s, 48khz) mas o microfone não capta bem graves e agudos,  áudio da Mobius 1 acaba sendo melhor mesmo a 32khz. Se tem um ponto fraco na Mobius 4, este é o som que além de curta faixa de frequência, som muito alto "clipa" de forma irremediável. Não adianta configurar para 70 ou 50% de volume, vai "clipar"do mesmo jeito. Na cena abaixo apenas um filtro de isolamento de voz conseguiu amenizar o problema.



Fazendo configurações avançadas no menu, prevendo as situações de luz, a MM4K fez dupla com a Sony PXW-Z150 na cobertura deste evento (Exposição "Aqui Está o Meu Corpo" de Ana do Vale - UFPB) , ambas em 4K, sem gimbal e totalmente na mão com aplicação de ligeira estabilização na pós produção. Vale salientar que essa cobertura voluntária teve um imprevisto com vaga na mala para levar tripés, de modo que a facilidade de usar um bastão de selfie com a Mobius se tornou a salvação em várias cenas.
 

A Mobius está naquela linha de produtos eletrônicos que a gente chama de "um achado".
 Link do produto com desconto
 
 
 
Siga o canal e confira as playlists especiais. Melhor ainda se utilizar smart tv ou projetor 4k para obter o melhor resultado de imagens.

Comentários