Por onde anda meu cliente jornalista Luiz Gonzaga Cortez


Por onde anda meu cliente, conhecido jornalista Luiz Gonzaga Cortez? Há tempos não recebo uma ligação. Vez por outra recebia uma ligação para tirar dúvidas sobre esse embaralhado digital, desorganizado pelas big techs, que dispõe de soluções mas muitas vezes traziam mais problemas que soluções. 

Conheci Cortez ao gravar entrevistas no Centro de Direitos Humanos no icônico edifício 21 de Março, inaugurado em 1964. Veja que figuras simpáticas e com histórias fantásticas de vida. Daqueles encontros que precisam ser mantidos como joias raras, um patrimônio histórico que tive a honra de tê-los em minhas lentes nos anos 2000.

 
Mery Medeiros e as Ligas Camponesas - Depoimento a Luiz Gonzaga Cortez

2010 era um ano que incomodava jornalistas da velha guarda e assim recebi sua primeira ligação para que ensinasse e orientasse a abrir seu blog. Ele estava com dificuldades de formatar as postagens, estava sem identidade visual, havia aquela dificuldade de inserir fotos, como fazer para pegar a foto da câmera, alinhar o texto e todas as coisas que aparecem quando vamos para a prática.

O ano era 2010, ferramentas gráficas eram boas mas não faziam milagres e assim criei a imagem de cabeçalho utilizando uma foto minha que retrata a principal avenida que corta o bairro de Candelária do qual tratou o blog.  Lá está também eternizado o anúncio dos meus serviços pelo apoio ao blog. Um bom aluno, com pouco tempo estava cuidando do blog sozinho. Agora, revendo seu perfil blogspot descobri que ele realmente gostou muito de escrever em blogs, criou vários e todos com atualizações, nenhum abandonado (lista e links ao final).

Conferindo as reportagens, me surpreendi que alguns textos que escrevi por e-mail ele publicou no blog, portanto, avaliado por ele como um conteúdo relevante, gratidão.

Ultima postagem Candelária e Sua Realidade

Camarada Cortez, cá estávamos outra vez. Ele queria especial atenção a este momento em que homenageou Nati Cortez em 2012, que não falhe a memória, parente ou alguém muito próximo a ele. Da cobertura geral foi produzido este compacto em que ele mesmo narra o acontecimento.

Cortez via com muita preocupação as Tecnologias de Comunicação. Costumava ligar para mim preocupado, temendo estar grampeado, perseguido e sempre o tranquilizei com perguntas simples, fazendo-o entender que algo assim envolveria aparato e alguma razão de natureza grave da qual ele, nem de longe, estaria ligado. O chiado que ele ouvira era mero defeito no aparelho. Não deixava de ser engraçado mas ao mesmo tempo compreensível aquelas, diria, superstições, envolvendo eletrônicos. Ele, em sua simplicidade e humildade, não foi o único a imaginar "as paredes nos olhando". Considero que é até melhor estar desconfiado que encantado, afinal, por trás de toda máquina ou programa há o homem e casos como Snowden e Assange estão aí para comprovar que nem tudo é neurose.

E como descobri onde está Luiz Gonzaga Cortez, no anúncio do XXXI Prêmio Estadual de Direitos Humanos no dia 10 de dezembro de 2024, tristemente, "in Memoriam"

O sentimento de quem registra, documenta a História e ao mesmo tempo é testemunho ocular daquele momento do registro, dos bastidores descontraídos, que quase nunca estão gravados, é que embora não seja da família o sentimento de perda é também o sentimento de que ainda teria muito a conhecer, muito a realizar.

Por outro lado, que mundo é este que não mais sabemos como estão nossos amigos, conhecidos, admiráveis pessoas que encontramos e temos apreço em meio a maior promessa desse século que seria a conexão diária por redes sociais. Como, no meio disso tudo, a gente descobre só depois de 5 anos que  aquela pessoa partiu, deixando aquele vazio do último papo da despedida que nunca aconteceu. Gostaria de ter dito a muitos desses que partiram, como foi bom conhecê-los, que honra tê-los como cliente e poder ajudar em seus projetos. 

Nesses tempos aos quais Cortez se adaptou, surgem questionamentos e preocupações com seu legado que agora é digital e está sob domínio das big techs. Há herdeiros desse patrimônio que possa manter suas contas ativas ? A crise das Big Techs explodiram "atualizações dos Termos" que impõe o fim da "eternidade" na internet. (Ver este artigo).

Todos esses Adeus que damos todos os dias, vem carregado da missão de manter vivas as memórias e com isso dizer a este mundo que sua passagem por aqui não foi em vão. Descanse em paz Luiz Gonzaga Cortez.

Aos 70 anos, morre o escritor e jornalista potiguar Luiz Gonzaga Cortez (19/08/2019)


Legado:

Youtube https://www.youtube.com/@gonzagademelo

Blog Candelária e Sua Realidade

Blog Os Pegado Cortez Gomes de Melo 

Blog OS ESTUDANTES E O REGIME MILITAR NO RIO GRANDE DO NORTE.

Blog Familias do Seridó Potiguar

Blog Natal em Pauta

Blog Bares e os Inocentes

Blog Bananeiras e o Brejo

Blog Poetisa Nati Cortez

Blog Os Cortez Gomes e Medeiros

 

Comentários