VHS - Memória Histórica e o desafio das novas gerações em mantê-la viva

A humanidade é a única capaz de contar sua própria história para futuras gerações, a estas gerações cabe perpetuar, conservar e retransmitir. É assim que se percebe nossa evolução, a partir dos ensinamentos de nossos antepassados, referências de ser e saber, dos que fizeram diferença deixando seu legado de aprendizados e ensinamentos.

 
   


Ao longo dos séculos foram desenvolvidas muitas formas de registro, desde pinturas rupestres, a escrita, a pintura, a fotografia, porém os registros eletrônicos não são visíveis a olho nú e exigem muito cuidado com o destino desses objetos, lá poderão estar a memória de tempos gloriosos, grandes ensinamentos que podem reviver ou desaparecer para sempre.
 

É a história desse estojo azul que aguardava na linha do tempo alguém que o abrisse e trouxesse à vida todos que ali estão em memória. Assim revive a memorável noite natalícia dos 80 anos de Dom Nivaldo Monte em Natal, precisamente 15/03/1998.
 
 
Graças ao empenho da produção das imagens com excelente qualidade, dos guardiões da memória que conservaram em perfeito estado é que foi possível trazer à vida pessoas que tornam a ensinar e inspirar novas gerações. 
Uma caixa de veludo azul, em algum armário, sem identificação externa, passou despercebido por mais de duas décadas e nessa caixa foi encontrada um momento ímpar da história do catolicismo brasileiro, da Igreja e da História do Rio Grande do Norte. Brilham religiosos mas também personalidades, algumas em saudosa memória. Imagens que marcaram época que correu o risco de caírem no abismo do esquecimento agora podem ser apreciadas pelos que viveram aquele momento e pelos que estão acordando agora para vida. Um conteúdo de rara beleza nos dias de hoje, uma ótima referência para o que chamamos de "influencers" atualmente se inspirarem.
 

Conheça a biografia de Dom Nivaldo Monte

 

Chamou atenção a produção da Braz Video Produções pelos cuidados com a resolução da imagem e recursos avançados dentro da tecnologia VHS como o áudio estéreo Hi-Fi, inserção em audiodub além da qualidade da edição numa cobertura primorosa que abrilhantou aquela intensa noite de celebrações, homenagem e festa. Um investimento que mostra seu importante valor 26 anos depois.




Italo Valerio
 
 



Comentários