Phantom 3 Professional em 2024 2025 2026 é bom ?

 


Responsável pela revolução da captação de imagens aéreas, os drones saíram dos clubes de aeromodelismo e se tornaram uma das mais importantes ferramentas de produção há apenas 10 anos.

Atente para os diversos perfis de imagens aéreas que vão desde recreação a publicitária, passando por mapeamento e inspeção de obras, nenhum deles cobrem o propósito do outro. Tentar fazer imagens aleatórias "de cima" não compreende objetivos publicitários. Não é raro de ver imagens do telhado de lojas ao invés da loja em comerciais de TV. Outros querem mostrar os "poderes" do drone ao invés do empreendimento, modinhas de "tão alto que ele vai" até "tão longe que ele vai" dominaram os estilos de imagens.

O DJI Phantom 3 Pro é um grande drone até hoje, o vídeo 4k (Cinema 4K 4096x2160), formatos de cor D-Log e D-Cinelike além de setups avançados são características das linhas Pro da DJI.

O DJI Phantom 3 Pro foi lançado em 2015 e é o melhor desta série 3. Este modelo possui um CMOS de 1/2,3" (bom tamanho para usuários profissionais, melhor que 1/3" de muitas filmadoras). Pixels efetivos: 12,4 M (total de pixels: 12,76 M), faixa ISO 100-3200 (vídeo), 100-1600 (foto), velocidade do obturador eletrônico 8s - 1/8000s, gravação de vídeo UHD: 4096x2160p 24/25, 3840x2160p 24/ 25/30, taxa de bits máxima de 60 Mbps.

As linhas Phantom 4 Pro e Mavic "Pro" pertencem a esta faixa de produção. Acima destas está a linha Inspire.

Quem possui e o mantém em bom estado não encontra muitas razões para vender por causa do efeito de desvalorização do usado. Trocar por um da linha mini pro tem a vantagem da portabilidade e de câmera melhor porém 4K também, mas tem a desvantagem de ter de desembolsar uma certa fortuna para adquirir um drone que é bem mais frágil e menos resistente a fortes ventos. Quem o possui tem opção de mantê-lo e adquirir um mini pro para aplicações distintas.

Quem não possui e planeja adquirir verá a vantagem de valor bem menor que algum da linha mini pro mas fazer compra com atenção sobre o estado de conservação, situação das baterias, funcionamento, base de sustentação dos motores, borrachas amortecedoras do gimbal são alguns dos elementos a checar. Estando tudo ok, dentro das normas, o P3Pro é um drone forte e estável com qualidade muito boa e opções avançadas de setup de câmera em 4K que cobre com folga quem precisa de vídeos FullHD com nível profissional e sobretudo o principal, ter baterias compatíveis disponíveis.

 

O Phantom 3 Pro é o grande drone até hoje, o vídeo 4k à luz do dia é perfeito, mas já teve um probleminha, a filmagem noturna. 

O primeiro voo de teste ao retirar da caixa no início de 2016 foi a noite. Imediatamente notei uma imagem muito borrada já no preview do aplicativo, porém considerei o fato de não ter tirado a película plástica de proteção da câmera. Como o teste pra ver se estava funcionando correu bem e nas vezes seguintes foram 100% em dias claros essa dúvida sobre a qualidade de imagem noturna ficou adormecida.

Só agora com bastante calma surgiu a curiosidade e tempo livre para conferir. Após definir resolução, ISO, taxa de quadros, modo de cor, balanço de branco, velocidade do obturador, nada tirou os detalhes ruins e baixíssima qualidade do vídeo e foto noturna. Nesta pesquisa foram descobertos algumas configurações extras para “desbloquear” a boa qualidade e o resultado surpreendeu.. Agora dá para assistir em uma TV 50" 4K sem fazer feio para nenhum droninho novinho.

Nessas cenas iniciais na cidade de Natal, Brasil, a luz noturna local é muito escura, muitas luzes da rua foram apagadas, mas depois das dicas a qualidade ficou muito melhor, baixo ruído e melhores detalhes aparecem nas smart TVs 4K de 50". 

 

 



Nesta playlist AÉREAS dá para ver vários trabalhos feitos com o Phantom 3 e Phantom 4

 

.

.

.




Comentários