Viagem reveladora e surpreendente - Natal - Manaus com conexão em Guarulhos


iVLOG Natal-Manaus

A vantagem de viagens a passeio é que dá para passear por mais tempo e despreocupado do que quando se está a trabalho, mesmo este trabalho sendo em audiovisual.
 
No canal do Youtube você pode ver a playlist iVLOG com várias viagens resumidas em um clipe, porém essa viagem à Manaus rendeu tantas histórias que ficou praticamente impossível resumir em um só clipe.
 
Histórias que contam desde as experiências atualizadas de viajar de avião, embarcar e desembarcar nos diversos aeroportos em 2023 ("pós pandemia"), compras, até momentos magníficos dentro da selva e dentro de grandes e suntuosos shoppings, coexistindo em uma mesma cidade estão nessa série de vídeos.

Foram mais de 57GB, mais de 1.600 videos e fotos.

A riqueza de uma metrópole que nada deixa desejar às capitais de SP, RJ, PR ou RS estão entre as expectativas superadas. É difícil dizer mas a imagem que predomina no imaginário de brasileiros de todas as outras regiões é de um local insalubre ou selvagem, sem acesso a estrutura urbana adequada. Uma versão que os brasileiros do Sul e Sudeste tem do Nordeste.

Pessoalmente nunca carreguei este estereótipo porque desde as décadas de 70/80, quando criança, já encantava a chamada Zona Franca de Manaus, nas minhas paixões por eletrônicos sempre alimentei a curiosidade de conhecer as indústrias. Amazonas carrega esse conjunto de imaginários, para uns natureza abundante, para outros a maior zona industrial do Brasil.

Vida de glamour, ruas largas, limpas, grandes shoppings em várias regiões da cidade, trânsito intenso e custo de vida alto. Um misto quente pode sair a 4,00 ou 52,00 no centro da cidade.
Pobreza presente em pontos turísticos, fomos abordados 3x em dias diferentes, embora tranquilo.
Teve tragédia, teve espetáculos da natureza, teve tensão, teve gastronomia, teve chuva pesada e sem alagamentos, não teve calor que diziam. 
 

Em um dos episódios estão as noites agitadas em Manaus, uma cidade que não para. Bares, lanchonetes, restaurantes para todos os gostos e ambientes. Uma cidade de complexos viários, vias largas que não dispensam o velho GPS, especialmente quem não conhece a cidade, dessas cidades que errar um retorno é motivo para preocupação. Dá pra errar até com GPS já que as vezes tem 2 ou 3 acessos paralelos. Coisas que provavelmente vá gostar é a boa sinalização, poucas lombadas eletrônicas, asfalto uniforme na maioria das zonas da cidade, em fortes chuvas pouco alagamento.

Considere ter um carro alugado, as coisas são distantes dependendo de onde se hospeda e domine bem o GPS. 
 

A viagem em si rendeu uma história em particular, são as primeiras viagens aéreas "pós covid" e nesse mini doc tem um pouco de história do maior aeroporto da América Latina, que fica no Brasil, no estado de São Paulo.
Conexão em Guarulhos, uma hora você vai passar por aqui independente para onde vá.
Acompanhei uma pessoa em sua primeira viagem aérea e logo na estreia fizemos conexão no maior aeroporto da América Latina, ao mesmo tempo que encanta, assusta estreantes, com toda razão, de fato não é nada bom subestimar o gigante Guarulhos, também conhecido como Cumbica.
Essa conexão por si só já é uma aula de viagens aéreas e as atenções necessárias aqui vão fazer muita diferença na tranquilidade da viagem.

Faltou tempo mas cumpriu o papel de ver o que nem TV nem influencers de viagens mostraram até então.

Esqueça o imaginário que criaram para você do Nordeste, Sudeste, Centro-Oeste e Sul sobre cidades no Amazonas. Arrume as malas e encante-se com a cidade.


Histórias, experiências e dicas na playlist iVLOG em Manaus

https://www.youtube.com/playlist?list=PLf0L_gUEIvS4NJO3TPRmXDt0AI47COej5



Comentários