16 anos de Youtube e muitas histórias que mexeram com a vida de muita gente no mundo
![]() |
| Página inicial do canal com fundo personalizável |
Há 16 anos o Youtube
era assim. Víamos nossos vídeos e de tantos outros em uma tela de
monitor de tubo, VGA ou no máximo SVGA. Uma das coisas que acabou fazendo muita falta foi a personalização do fundo e das cores da página inicial do canal. As páginas comerciais de grandes marcas tinham uma identidade gráfica que competiam em arte e design.
![]() |
| Player do Youtube nos anos 2007/2008 |
Para muitos a internet era discada e apesar de sermos obrigados a postar videos em baixa resolução, abaixo até de VGA, o tempo de upload e as vezes a paciência para assistir os videos na rede era necessária.
Os layouts variaram com muitas experiências, entre as várias está responder com video, sim, você podia entrar nos comentários e ao invés de escrever clicava para gravar um vídeo. Curiosamente é isso que tem hoje no Kwai por exemplo.
Os incentivos estavam na avaliação por estrelas que cada espectador fazia mas também nas chamadas "Menções Honrosas" em que de acordo com a reação, audiência e avaliação, o vídeo iria para a página principal do Youtube. Por várias vezes tive esse privilégio. Um outro elemento é que as estatísticas do vídeo eram no próprio vídeo e bastava clicar na aba que lá estariam origem da audiência e os gráficos de como o vídeo estava se comportando na rede.

Menções Honrosas caso o vídeo alcançasse
O Youtube também protagonizou uma situação inusitada. A direção de jornalismo da TV Brasil viu meu vídeo da Paixão de Cristo em Nova Jerusalém e solicitou as imagens para reportagem. Por email o jornalista citou que a imagem ficou muito boa, que surpreendeu. As emissoras transmitiam em 4:3 e TV digital não era realidade ainda. Como tudo foi feito às pressas não deu tempo de enviar o arquivo fonte, baixaram do Youtube mesmo com perda natural da conversão do Youtube precisaram cortar a marca d'agua do meu blog, significando mais perdas de resolução com o "crop" e mesmo com tudo isso foi ao ar satisfatoriamente.
Este foi um caso incrível em que as imagens postadas sem muitas pretensões foram direto para rede nacional de TV.
A estrela do canal, com mais de um milhão e seiscentos mil visualizações era um vídeo improvável. Um dia desci do hotel para apreciar a pequena cidade de Canoas, tirar umas fotos turísticas e um som de um artista de rua chamou a atenção, saxofonista com um repertório de música clássica, ainda mais curioso, o saxofone caseiro (DIY) feito de bambu. Com a pequena Sony WX7 gravei alguns minutos e imaginando que o encontraria outro dia para gravar mais, me despedi para seguir no passeio. À noite no hotel, com internet wifi de sinal muito fraco para esse tipo de atividade, postei o vídeo que levou a madrugada toda para upload. Só fui ver no dia seguinte a noite que estava postado mas com um atraso na voz, não havia o que fazer. Anos depois o vídeo disparou em visualizações e só interrompeu seu crescimento exponencial com a pandemia, assunto que virou centro de tudo até hoje.
![]() |
| Saxofonista Sol e seu saxofone DIY |
Hoje (22/07/22) completam-se 16 anos desse canal
Muito
obrigado à tod@s que desde 2006 seguem o canal, curtem, comentam. Foram
tantas lutas do lado de cá e do lado daí da equipe do Youtube para
fazer funcionar melhor e melhor que perde-se a conta do trabalhão que
dava pra ter boa nitidez de imagem nos anos iniciais, uma luta que
rendeu muito aprendizado com formatos de compressão, conversões e a
própria edição além da paciência com a internet muito lenta comparando com os
padrões atuais.
![]() |
| Página inicial do canal 2022 |
E cá estamos em uma plataforma robusta, segura, estável e com uma qualidade inimaginável anos atrás.
A
minha comemoração é também um agradecimento à equipe que iniciou o
Youtube e a equipe que assumiu dando um caminho de evolução constante.








Comentários
Postar um comentário